Manual do candidato do Enem 2018: o que levar no dia da prova?

É interessante que você use o sábado que antecede o primeiro dia de Enem para descansar e deixar as coisas para o dia seguinte já separadinhas. Nada de sair arrumando as coisas em cima da hora, hein? Aproveite também para checar o tempo que você deve levar até o local de prova e dê uma margem de erro de meia hora para que eventuais obstáculos que possam surgir no caminho não te afetem. Chegar com antecedência é sempre melhor!

1. Horário de verão
Em 2018, o horário de verão começa justamente à meia noite de domingo. Ou seja, muitos candidatos terão uma hora a menos de sono e poderão se atrasar para a prova caso se esqueçam de acertar o relógio. Para que ninguém chegue depois de os portões fecharem, o Inep preparou uma ilustração para deixar claro o horário que os portões se fecham em cada região. Confira abaixo:

 

2. Sono dos justos
Os especialistas dizem que o ideal é que o candidato tenha 8h de sono na noite que antecede a prova. Os que moram nas regiões afetadas pelo horário de verão, contudo, precisariam se deitar uma horas antes do que de costume para que isso acontecesse, e a gente sabe que regular o sono nem sempre é fácil. Por isso, é importante que você vá se preparando para dormir uma hora antes do que habitualmente no sábado. Deixe o celular carregando para o dia seguinte e não mexa mais nele. Faça um chá, leia um livro, escute música, faça coisas que te relaxem e estimulem o sono. “É bom evitar mexer nas redes sociais e não ficar comentando com os colegas, porque isso só chama ansiedade”, garante o professor Eduardo Valladares, Gerente Pedagógico do Descomplica.

Você pode gostar...